sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Filomedusa é o quinto lançamento do Compacto.REC!






A mais nova banda selecionada para o Compacto.Rec é o Filomedusa, de Rio Branco(AC), escolhida da seguinte maneira: os produtores de conteúdo que fazem parte do Compacto.Rec – primeiro projeto de distribuição do Circuito Fora do Eixo – fizeram uma série de reuniões online, através das quais apresentaram uns aos outros o que de melhor rolava na cena em seus respectivos estados. A partir das seleções regionais, foi formada uma seleção final com uma banda de Goiânia, uma de São Paulo, e o Filomedusa, eleita quase que por unanimidade.

Saiba mais sobre o Filomedusa, nas palavras de quem conhece a banda de perto (texto também disponível no myspace da banda – www.myspace.com/filomedusa)
Filomedusa

Em um ano de existência, Filomedusa já foi vista em grandes momentos da música amazônica. Desde o comentado Casarão em Porto Velho à Semana do Rock, Piola, Concha Acústica, DCE da UFAC e o já consolidado Festival Varadouro. Sendo resenhada nesse último por grandes críticos do cenário independente nacional como Humberto Finnati, da Revista Dynamite

(...) uma banda que faz rock pop e pesado ao mesmo tempo, com melodias ganchudas, letras que perscrutam temas regionais através de letras bem escritas, que possui um guitarrista que faz misérias em seu instrumento, que possui um baixista que toca com segurança e precisão e que (...) possui uma vocalista que além de linda canta horrores"

(...) Eduardo Mesquita, também da Dynamite SP
"Carol é soberba (...) Que voz! Que harmonia! Que malícia! Sua voz e presença cênica extrapolam seu tamanho mignon (...) bateria quebrada e precisa, guitarra criativa e o baixão marchando estranho indo e vindo. (...) Filomedusa é muito bom!"
e Fernando Rosa, da Revista Senhorf,

"A maior surpresa, tanto da coletânea, quanto do festival, é a banda Filomedusa, que reúne alguns dos melhores músicos da cidade, destacando a ótima cantora Carol Freitas. As canções presentes na coletânea – 'Morte em Vida' (um hit) e 'O Que Eu Sou?' - são obras maduras, de banda com peso e estatura nacional."
(...)

Uma devassa! Uma devassa absolutamente sofisticada. Se fosse uma mulher seria a descrição perfeita, uma música invasora, sem puderes e ao mesmo tempo elegante ao ponto de se levar pra casa.
Filomedusa não me lembra nada, apesar de em outros tempos cada um dos seus músicos terem feito parte de grandes bandas da fértil cena acreana.

Filomedusa é mesmo um Kampô, sapo verde que traz o sagrado dos povos indígenas da Amazônia, que serve de vacina aos males da alma.

Saulo Machado, guitarra e coração, homem de fé. Seus riffs absolutamente poderosos têm a delicadeza de deixar o restante da banda se mostrar.

Daniel Zen, com seu baixo gigante mostra que o contrabaixo faz um som de frente. Pra se ouvir mais que os outros.

Tiago-cabelos-compridos parece um personagem baterista de algum filme perfeito. Bateria forte e conectada.

Carol, bem, Carol Freitas é a voz que todas queriam ter. Eu mesma se fosse vocalista, ia querer ter a voz da Carol.
Ela é gigante, pequena e linda, de voz estrondosamente gigante. Seria a mulher do diabo, no sentido poético da força estrondosa que atribuem ao diabo. Mas é uma banda do bem, que não se parece em nada com o que se viu e ouviu. Identidade amazônica plural gritante, sem ser intencional. É Filomedusa sim, no som e no veneno.


Filomedusa é
Carol Freitas (vocal)
Saulo Machado (guitarra)
Daniel Zen (baixo)
Tiago Melo (bateria)

(...) e no público o restante de nós, batráquios, graças-a-deus!


Walquíria Raizer, poetisa, escritora e jornalista, necessariamente nessa mesma ordem.

Uma novidade sobre a banda é a parceria fechada com a PADAM, grife alternativa de Cuiabá que investe no mercado da moda no Circuito Fora do Eixo e já lançou produtos de bandas como Macaco Bong(MT) e MQN(GO).

A idéia do Compacto.Rec é lançar periodicamente um novo compacto, sendo que cada um dos selecionados terá um pacote de divulgação contendo newsletters, banner e teaser. Os fonogramas dos selecionados são disponibilizados para download em todos os sites integrados ao projeto, o que contabiliza mais de 30 paginas na internet. Alem disso, os sites e blogs que publicam os compactos também se reúnem para pensar qual a melhor maneira de divulgação e distribuição desses fonogramas.




[Tutorial para Download dos arquivos]

> Foto (Banda)

> Encarte do Single

> Single Virtual - Música 01 - Batcaverna [formato *.mp3]

> Single Virtual - Música 02 - Morte em Vida [formato *.mp3]

> Single Virtual - Música 03 - Your Color Dream [formato *.mp3]

> Letras

> Release da Banda

> Banner do Single Virtual [para sites - formato *.swf]

> Tutorial do Banner do Single Virtual para Blogs