terça-feira, 22 de maio de 2007

Circuito Fora do Eixo abre inscrições do compacto.REC

Projeto compacto.rec une mais de 30 páginas brasileiras para lançamento de compactos virtuais. Inscrições começam a partir de hoje


O Circuito Fora do Eixo lançou nesta terça, dia 22 de maio, mais um de seus softwares livres, desta vez, englobando os setores de comunicação e distribuição. Trata-se do projeto compacto.rec , que tem como meta a distribuição de singles virtuais via rede de sites integrados.

A proposta tem como objetivo ampliar o diálogo entre os veículos de comunicação independentes especializados em música no país, experimentando o modelo de trabalho em bloco. Neste caso, focando na distribuição de produtos da cena independente.

O modelo também propõe ofertar às bandas mais um código fonte de divulgação de seus trabalhos via internet.

Até agora, trinta e sete sites já estão integrados à ação. Em sua maioria, são veículos de comunicação de pólos fora do eixo já estabelecidos no país. Por exemplo, Roraima, Amapá, Acre e Rondônia, que ingressaram, respectivamente, com seus Roraima Rock, Coletivo Palafita, Grito Acreano e Vilhena Rock Zine.

É notória a importância do papel da produção na base do desenvolvimento de trabalhos na área cultural. A comunicação, no entanto, além de seu papel de difusão, é responsável pelo estabelecimento de hiperlinks (interligações) entre agentes atuantes na cadeia produtiva, e possibilita a discussão e a melhora de processos estabelecidos.

Vê-se que em muitas partes do cenário independente brasileiro há o desenvolvimento prioritário de apenas uma plataforma de trabalho, no caso, a de produção. A idéia é que, através do projeto, os agentes possam articular e desenvolver produção e divulgação, duas ferramentas fundamentais para integração ao cenário em seu aspecto macro.

Até agora, o Fora do Eixo já conta na rede com produtores, bandas e comunicadores indies de dezessete estados do país. Entre seus feitos, constam a realização do Festival Grito Rock Brasil - ocorrido simultaneamente em vinte cidades durante o Carnaval – e o Festival Fora do Eixo, que levou a sete casas de shows de São Paulo dezenove bandas de diversos estados. Agora, a rede de trabalho lança o compacto.rec.



Compacto.REC - compacto.rec é uma nova oportunidade para bandas e artistas do Brasil inteiro na divulgação de seus trabalhos. Nada de concursos mirabolantes ou coisas do gênero. Serão mais de trinta páginas de vários lugares do Brasil lançando quinzenalmente um mesmo compacto virtual. O visitante de cada um desses diferentes sites terá músicas, imagens (que servirão como capas e encartes para esses singles) e informações sobre as bandas e artistas. Com isso, caem barreiras geográficas, como só a internet possibilita, e de gênero, como a internet nem sempre estimula.

Edital - Para participar, a banda/músico deve ter pelo menos três músicas gravadas e ser necessariamente associada a um selo independente. O compacto inscrito por cada banda deve ter no mínimo duas faixas e no máximo três. Junto aos fonogramas, a banda deve enviar o encarte do compacto, mais releases da banda e do material enviado, duas fotos e as letras de cada uma das faixas inscritas.

Devem constar no histórico, projetos que a banda já tenha desenvolvido e/ou participado em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva de sua cidade.

Junto ao material da inscrição, a banda/músico deve enviar informações para contato, como endereço de e-mail, telefone e endereço físico.

O material será avaliado por uma curadoria constituída de produtores e jornalistas culturais. Entre eles, estarão representadas as cinco regiões brasileiras, todas integradas ao Circuito Fora do Eixo. Participarão, entre outros, Anderson Foca (Dosol Produções - RN), Daniel Zen (Catraia Records - AC), Marcelo Domingues (Braço Direito Produções - PR), Pablo Capilé (Espaço Cubo - MT) e Pablo Kossa (Fósforo Records - GO).

A ordem dos lançamentos será definida conforme apontamentos da comissão curadora e a relação de selecionados será divulgada nos dia 01 de cada mês.

Ao todo, onze projetos serão selecionados para serem lançados entre os dias 01 de julho e 01 de dezembro. Ao final do projeto, um COMPACTO GERAL com uma música de cada será lançado.

A divulgação dos selecionados acontecerá entre os meses de julho e dezembro, nos dias 01 e 15 de cada mês.



RESULTADOS - Os projetos selecionados serão divulgados quinzenalmente em todos os sites integrados à ação. Cada um dos selecionados terá um kit de divulgação contendo newsletters, banner e teaser. Os fonogramas estarão disponíveis para download nos sites integrados ao compacto.rec. Ao final do projeto, um COMPACTO GERAL será lançado no dia 15 de dezembro, contendo uma faixa de cada uma das bandas/artistas selecionadas.



INSCRIÇÕES
A partir do dia 22/05

Apenas pelo endereço compacto.rec@gmail.com



EDITAL
Leia o edital do projeto