quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Cumbaquê é a banda desta terceira edição!

Banda mineira é a terceira a ser lançada na rede nacional de distribuição do Circuito Fora do Eixo



Downloads
http://cumbaque.nivia.eti.br


por Ney Hugo
da Imprensa Fora do Eixo


A banda mineira Cumbaquê foi a nova escolhida a lançar um compacto pelo Compacto.Rec, proposta de comunicação e distribuição do Circuito Fora do Eixo. A Cumbaquê vem recebendo um destaque bem interessante no cenário independente de Minas Gerais A banda foi formada em 2001 e a partir de 2002 já conquistava prêmios em festivais de música do estado, como por exemplo, o Troféu Pró Música na categoria “compositor revelação”, conquistado pelo guitarrista e vocalista Bruno Couto. Já participaram também do Conexão Telemig Celular “Novos Rumos da Música Mineira”, além de terem realizado shows no Sesc Pompéia(SP) e no 8º Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte.

O Cumbaquê foi uma das bandas que se inscreveram, mandando material e sendo avaliado pela curadoria do Compacto (composta por produtores e jornalistas culturais), que faz uso de critérios como a qualidade do trabalho e as atividades da banda enquanto movimentadores de sua cena local. No pacote lançado, além das músicas ficam disponibilizadas ainda as letras das canções, fotos e texto de apresentação. O formato escolhido pelo “ouvinte” pode ser tanto o digital (salvando os arquivos no computador), quanto o físico (gravando as músicas em um cd-r qualquer e imprimindo as imagens que formam o encarte). O material a ser disponibilizado é fruto do primeiro CD do Cumbaquê, intitulado “o ar q movimenta no oco perfurado”, que contou com o apoio do projeto de Estímulos à Produção Artística, do Instituto Cultural BDMG.

Em sua passagem por São Paulo – quando na apresentação no Sesc Pompéia, o Cumbaquê recebeu elogios da crítica especializada. “O discurso poético é atual, rico e sedutor. A música traz pop, que, por vezes, dá lugar ao samba, que passa para música eletrônica, sem deixar cair quando entrega ao experimentalismo. É música mineira enriquecendo a MPB com seus frutos. Vá de antena ligada para captar o máximo que puder”, escreveu Carlos Bozo Junior – Crítico Musical do Sesc Pompéia.

A idéia do Compacto.Rec é lançar um novo compacto a cada 15 dias, sendo que cada um dos selecionados terá um pacote de divulgação contendo newsletters, banner e teaser. Os fonogramas dos selecionados são disponibilizados para download quinzenalmente em todos os sites integrados ao projeto, o que contabiliza mais de 30 páginas na internet. Além disso, os sites e blogs que publicam os compactos também se reúnem para pensar qual a melhor maneira de divulgação e distribuição desses fonogramas.


Mais informações sobre a banda você encontra nos sites:
http://www.myspace.com/cumbaque
http://tramavirtual.com.br/cumbaque
http://fiberonline.uol.com.br/artista.php?id=2668


Downloads
http://cumbaque.nivia.eti.br