Compacto.rec une mais de 30 páginas brasileiras para lançamento de compactos virtuais. Inscrições começam no próximo domingo. por Pedro Acosta
da Imprensa Fora do Eixo O Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalho que une profissionais de todo o Brasil. Juntos, produtores, bandas, jornalistas, num intercâmbio de experiências do cenário musical independente do país. Mais de trinta veículos virtuais de comunicação estão associados. Para aproveitar e fortalecer essas ligações, o Fora do Eixo inicia seu programa ReC (Rede de Comunicação) e seu projeto compacto.rec
Compacto.rec é uma nova oportunidade para bandas e artistas do Brasil inteiro na divulgação de seus trabalhos. Nada de concursos mirabolantes ou coisas do gênero. Serão mais de trinta páginas de vários lugares do Brasil lançando quinzenalmente um mesmo compacto virtual. O visitante de cada um desses diferentes sites terá músicas, imagens (que servirão como capas e encartes para esses singles ) e informações sobre as bandas e artistas. Com isso, caem barreiras geográficas, como só a internet possibilita, e de gênero, como a internet nem sempre estimula.
O edital para as inscrições no compacto.rec sai no próximo domingo, dia 20 de maio.
Circuito Fora do Eixo O Circuito Fora do Eixo tem provado que os limites convencionais para produção e distribuição de música independente no Brasil não são necessários. Primeiro, veio o Grito Rock, festival integrado com edições em 15 estados brasileiros, no Carnaval. Depois, o Festival Fora do Eixo, que apresentou bandas de todo o país a São Paulo, ocupando sete das mais importantes casas noturnas da capital paulista. Agora, o Circuito volta-se para a internet, num projeto de distribuição e divulgação musical.
Em caráter experimental, o projeto compacto.rec começou a ser trabalhado em abril, com lançamento da banda paraense Madame Saatan. Partiu do grupo, aliás, a idéia que originou o projeto. Vinte páginas trabalharam na divulgação do compacto com as músicas “Molotov” e “Gotas Em Caos”.
Para essa nova fase de trabalhos, há mais de 30 páginas associadas. São elas:
A Obra (BH) Acesse Piauí (PI)
Bel Rock (PA) Casa do Demo (GO) Cidadão do Mundo (São Caetano-SP) Cinnamon (RJ) Coletivo Palafita (AP) CUFA MT (MT) Dosol (RN) Dynamite (SP) Engenho Musical (Jaú-SP) Escárnio e Osso (SP) Espaço Cubo (MT) Fan Rock (RO) Fósforo Records (GO) Goiânia Rock News (GO) Grito Acreano (AC) Hell City (MT) Loaded-Ezine (SP) Na Figueiredo (PA) O Grito do Inimigo (GO) O Portenho (MS) Portal Cultura (PA) Reator Rádio Mídia (GO) Rock Feminino (Rio Claro-SP) Rock Potiguar (RN) Rockspot (São Carlos/ Araraquara/Ibitinga-SP) Roquenrol Beibe (PA) Roraima Rock (RR) Under Floripa (SC) Urbanaque (SP) Vilhena Rock Zine (RO) To Puto (SC) Tum Tum Produção (AM)